Entidade Promotora
Orivárzea - Orizicultores do Ribatejo, SA
Produzimos o genuíno e saboroso Arroz de Portugal. Puro, como a Natureza o criou.
A história da Orivárzea começa em 1997, quando um grupo de 10 dos mais importantes orizicultores da Lezíria Ribatejana decide dar as mãos e juntar as forças para produzir e comercializar um arroz de excelência com qualidades únicas, e fazê-lo chegar ao consumidor final a preço justo. A qualidade do Arroz Carolino produzido pela Orivárzea na Lezíria Ribatejana é de tal forma distintiva, que para além do mercado nacional o produto é hoje exportado para os mercados mais exigentes da Europa e até para a própria China, e empresas de referência no mercado da alimentação infantil, confiam na qualidade do arroz Orivárzea como matéria-prima selecionada para a rigorosa preparação dos seus produtos.
Sob o nome de Lezíria Ribatejana estendem-se as várzeas dos rios Tejo, Sorraia e Almansor, quando atravessam os Concelhos de Benavente, Salvaterra de Magos, Vila Franca de Xira, Azambuja e Coruche. Terras de aluvião, férteis desde a aurora do mundo, são por isso mesmo solos férteis e enriquecidos naturalmente ao longo dos milénios, alagadas periodicamente pelos rios que transbordam do seu leito. São planícies extensas e verdes, de horizontes amplos e campos a perder de vista, atravessados pelos touros bravos e pelos cavalos lusitanos e sorraias. Com os campos sem fim e a água sempre presente, esta é uma terra de agricultores e pescadores, de campinos e barqueiros, de gente única e original que aprendeu a tirar da terra e da água o seu sustento e a sua riqueza.
Numa panela com água coloque o frango, a cebola, os cravinhos a salsa e adicione um pouco de sal. Deixe cozer durante uma hora. Depois, retire o frango e adicione ao caldo um cubo de caldo de galinha e o raminho de hortelã e assim que levantar fervura coloque o arroz. Deixe cozer. Entretanto desfie o frango e introduza no caldo da canja. Sirva bem quente com raminhos de hortelã fresca.
Limpe o tamboril, retirando apenas os lombos. Leve ao lume a cabeça e as espinhas do peixe, num tacho com cerca de 2 l de água. Descasque as gambas em cru e tempere-as a gosto. Esmague as cascas e junte ao caldo de peixe. Deixe ferver muito bem este caldo e no fim coe. Entretanto corte os lombos de tamboril em cubinhos e tempere com sal, pimenta e colorau. Faça um refogado com a cebola e alhos bem picados. De seguida adicione o caldo de peixe, quando ferver junte o arroz, mexa, tape e deixe cozer. Quando o arroz estiver quase cozido o tamboril e as gambas. Mexe-se, rectifique o tempero e deixe acabar de cozer. Sirva bem quente, polvilhando com os coentros picados.
Limpe e lave os mariscos. Coza-os e a seguir descasque-os. Dos camarões deve aproveitar as cascas e cabeças para pisar e passar pelo passador de modo a enriquecer a água da cozedura. Com este preparado separe um bom caldo. Refogue em azeite a cebola, o pimento cortado em cubos, os alhos picados e os tomates maduros. Junte o vinho e deixe refogar mais um pouco. Junte o caldo que tinha reservado e deixe levantar fervura. De seguida adicione o arroz (4 chávenas de caldo para 1 de arroz) deixe cozer por 12 minutos, junte os mariscos e os coentros picados, rectifique os temperos e deixe ao lume por mais 3 minutos. Retire o tacho do lume e decore a seu gosto com alguns mariscos inteiros. Sirva de imediato.
Limpe e lave o pato e os miúdos. Leve ao lume uma panela com água temperada com sal e juntamente com a cebola inteira descascada,o presunto, o salpicão e 6 grãos de pimenta.Quando ferver, junte o pato com os miudos dentro. Cozinhe até o pato ficar macio sem se desmanchar. Tire-o do caldo. Coza o caldo e coza o arroz. Misture com os miúdos cortados. Unte com manteiga um tabuleiro que vá ao forno e à mesa. Espalhe no fundo o arroz e, por cima,disponha o pato em pedaços, sem os ossos. Pincele a carne com manteiga derretida e regue com sumo de limão. Decore com rodelas de salpicão e leve ao forno até tostar. Sirva quente com salada.
Coloque o frango partido em pedaços numa marinada durante 2 horas com os seguintes ingredientes: alho, louro, salsa, vinho tinto, azeite, sal e pimenta. No final deste tempo escorra o frango e core-o num pouco de azeite. Junte o bacon ao frango, a cebola picada, o tomate e o cravinho. Refresque com a marinada e o caldo de galinha e deixe cozinhar. Retire o frango e desfie-o. Junte ao estufado o arroz e, se necessário mais caldo. No momento de servir junte o frango desfiado, ligue com o sangue e perfume com o vinagre a gosto e folhas de salsa.
Marcar o arroz com meia cozedura a 8 minutos. À parte, refogar com pouco azeite o alho francês, juntar os pimentos cortados em cubos pequenos, colocar o arroz e regar com o caldo iniciando a cozedura. Antes de servir, e fora do lume, acrescentar uma parte de raspa de limão, o queijo, o manjericão partido com as mãos e as natas. Misturar insuflando ar para o risotto ficar bem ligado e espumoso. Servir com uma juliana de manjericão e o resto das raspas de limão. Os pimentos devem ficar ligeiramente “al dente”. No caso de não haver manjericão fresco, pode ser utilizado congelado, conservado em azeite ou em forma de “pesto”. Acompanhe com um vinho branco mineral e jovem ou com espumante rosé.
Abrir os bivalves ao natural, aquecendo-os sem água e reservando todo o caldo resultante do processo. Escaldar o lavagante durante 4 minutos em água e sal e arrefecê-lo em água gelada com sal. Abri-lo ao meio e retirar o coral. Adicionar ao coral a manteiga à temperatura ambiente, assim como o sumo dos limões, o alho picado e a salsa. Guardar a cabeça à parte. Descascar e retirar a cabeça aos camarões, temperar com sal e pimenta e grelhar o miolo antes de servir. Guardar as cabeças. Ferver as cabeças do lavagante e dos camarões e reservar o caldo. Escolher o miolo dos bivalves depois de frios. Num tacho com azeite, alho, cebola e tomate preparar um refogado refrescando com vinho branco, adicionar o arroz e deixar branquear. Molhar com o caldo feito a partir das cabeças do lavagante e camarões ao qual se adicionou o caldo resultante da abertura dos bivalves. Deixar cozer o arroz durante 15 minutos. No final da cozedura guarnecer com os camarões grelhados, os búzios cozidos em água e sal, o miolo dos bivalves e o lavagante gratinado com a manteiga do coral e limão. Salpicar com coentros picados e rectificar de temperos.
Preparação do Arroz: Coza o arroz em 100 ml de água, 15 minutos em lume médio, 15 minutos em lume baixo, e deixe repousar 15 minutos. Misture o vinagre de arroz, o açúcar e o sal, e junte este preparado ao arroz ainda morno. Deixe repousar.
Preparação do Rolo: Coloque o arroz directamente sobre uma esteira de bambu (previamente envolvida em pelicula aderente), e distribua até formar um retângulo. De seguida trace uma linha de queijo creme no meio do rectângulo, sobreponha metade do salmão laminado e os dois camarões, e polvilhe com cebolinho. Enrole o sushi com o auxílio da esteira, pressionando levemente para fixar o conteúdo. Por fim lamine o restante salmão, e envolva o topo do rolo com as lâminas. Corte em peças. Flameje ligeiramente o rolo, decore com molho teriyaki e alho francês.
Num tacho, com água a ferver deite o arroz e deixe cozer cerca de 10 minutos. Numa taça deite o rum deixando aí macerar as passas de uva . Raspe a casca do limão sobre o leite e leve-o a aquecer. Vá deitando o leite devagar sobre o arroz, mexendo sempre. Junte as 5 colheres de sopa de açúcar e deixe cozer tudo mais 10 minutos. Retire do lume. Parta os ovos separando as gemas das claras e bata as claras em castelo. Misture as gemas batidas com um pouco de leite. Escorra bem as passas do licor de rum e junte-as a este preparado. Adicione de seguida as gemas e metade das claras em castelo. Envolva tudo cuidadosamente. Unte com manteiga uma travessa deite nela arroz doce. Depois distribua pela superficie as restantes claras em castelo e leve ao forno a dourar. Sirva frio.
Preparação Arroz Doce: Coze-se o arroz com a água e a pitada de sal até o liquido evaporar. Em seguida junta-se o leite e deixa-se cozer até o arroz começar a amolecer. Retira-se do lume e incorporam-se as gemas batidas previamente com o açúcar e com as sementes da baunilha. Leva-se novamente ao fogo mexendo sempre até engrossar um pouco (uns 5 minutos). Retirar do lume e colocar numa taça a arrefecer.
Quando o arroz estiver frio e compacto fazemos pequenas bolas com as mãos. Abrimos uma pequena cova e recheamos com o creme de chocolate branco. Fechamos com um pouco mais de arroz. Passamos essas bolas por farinha, ovo batido e pelo panko ou pão ralado e fritamos em óleo quente.
Recheio de Chocolate Branco e Lima
Ingredientes Recheio: Chocolate Branco - 200gr Limas, Sumo e Raspas - 4
Preparação Recheio: Levar o chocolate branco a derreter em banho-maria mexendo sempre. No final juntar o sumo e as raspas de lima e deixar arrefecer.
Curd de Limão
Ingredientes Curd: Limões - 4 Ovos - 4 Manteiga sem Sal - 120gr Açúcar - 450gr
Preparação Curd: Levamos ao lume o açúcar, a manteiga, o sumo e a raspa dos limões, até estar tudo bem dissolvido. À parte bata os ovos. Retire a mistura do lume e adicione os ovos batidos mexendo sempre. Leve novamente a lume baixo, sem deixar de mexer e até a mistura ferver e engrossar. Retire do lume e deixe arrefecer.
Suspiro de manjericão
Ingredientes Suspiro: Clara de Ovo - 1 Açúcar em Pó - 325g Manjericão fresco - 10g
Preparação Suspiro: Num robot de cozinha bata as folhas de manjericão com o açúcar. Em seguida misture esse açúcar aromatizado com a clara até formar uma massa. Faça bolinhas dessa massa, coloque num prato e leve ao microondas em potência máxima durante 30 segundos (verifique o tempo de seu microondas, se necessário deixe um pouco mais, até o suspiro estar cozido). Retire do lume e deixe arrefecer.
Gelado de Canela
Ingredientes Gelado: Leite - 500ml Natas - 200ml Gemas - 6 Açúcar - 200g Leite em Pó - 50g Canela em Pó - 10g
Preparação Gelado: Levar ao lume o leite, as natas, o leite em pó e a canela. À parte bater as gemas com o açúcar. Fora do lume juntar as gemas batidas em fio à mistura do leite e mexer bem. Levar novamente ao lume mexendo sempre até engrossar. Retirar deixar arrefecer e colocar na máquina de fazer gelado.
Orivárzea - Orizicultores do Ribatejo, SA
Modernização de Unidade de Transformação e Embalamento de Arroz IGP/MBP/PRODI
Projeto PDR 2020-331-081375
Reforçar a Competitividade do Sector Agroalimentar e Florestal.
GO - Fortificação de arroz em selénio
Projeto PDR 2020-101-030676
Reforçar a Investigação o Desenvolvimento Tecnológico e a Inovação.
Sustentabilidade Energética Arroz carolino das Lezírias Ribatejanas IGP
Projeto PDR 2020-332-079044
Proteger o Ambiente e promover a eficiência dos recursos.
Melhoramento da Lavra de arroz Pancas
Projeto PDR 2020-321-055879
Reforçar a Competitividade do Sector Agroalimentar e Florestal.
Modernização da linha automatica de embalamento e paletização de arroz
Projeto PDR 2020-10212-056035
Melhoria da qualidade dos produtos; Diminuição do consumo energético.
Modernização de OP de Arroz
Projeto PDR2020-331-001239
Melhoria da qualidade dos produtos;
Diminuição dos custos;
Aumento da Eficiência e da Capacidade Resposta.
Custo total elegível
1.185.371,47 €
Apoio Financeiro da União Europeia
453.404,62 €
Apoio Financeiro Público Nacional
80.012,55 €
Modernização de Exploração Agrícola
Projeto PDR2020-321-000911
Diminuir custos de produção;
Melhorar a Produtividade;
Alinhar as práticas culturais.
A Orivárzea é a entidade titular deste website e só recolhe e conserva a seguinte informação acerca dos seus utilizadores:
A Orivárzea reserva-se o direito de analisar e utilizar as informações recolhidas para optimizar os conteúdos e personalizar os serviços prestados, bem como apresentar outros serviços de que os utilizadores registados neste website possam beneficiar.
Nenhuma informação pode ser submetida à Orivárzea por pessoas com limitações ou recomendações de idade aplicáveis ou que sejam menores no respectivo país. No caso de ser menor ou de estar abaixo da idade limite, terá necessidade do consentimento de um dos seus pais ou de outros encarregados legais para utilizar este website e quaisquer serviços, efectuar quaisquer compras ou envolver-se em quaisquer outras acções legais, a não ser que tais actividades sejam permitidas por legislação aplicável.
Os dados para contacto com a Orivárzea devem ser utilizados exclusivamente para a colocação de questões ou fornecimento de informações relacionadas com este website. Se os contactos da Orivárzea forem utilizados indevidamente ou para o envio de conteúdos não solicitados, a empresa reserva-se o direito de proceder judicialmente.